A hidroginástica como o próprio nome diz é um tipo de exercício praticado dentro da água que se popularizou muito e hoje em dia é muito procurada pelos benefícios que esta modalidade traz para o corpo e para a saúde.
Alguns especialistas afirmam que a hidroginástica está a ser cada vez mais procurada, pois os exercícios realizados na água acabam por ser mais agradáveis, divertidos, mais estimulantes e eficazes. Isso ocorre porque na água os exercícios não são acompanhados de dores, transpiração e na maioria dos casos menos cansativos que os exercícios praticados fora da água.
Estes tipos de exercícios aquáticos são principalmente indicados para quem não está acostumado à atividade física e para aqueles que tem pouco ou então nenhum condicionamento físico. Também é indicado para todos os tipos de idades e para gestantes. A hidroginástica além de ser um exercício, melhora o stress do dia a dia, aliviando as tensões, massaja a musculatura e relaxa o corpo.
Os benefícios que a hidroginástica traz são:
• melhora da postura;
• melhora da respiração;
• fortalece a massa muscular;
• diminui o percentual de gordura;
• melhora a flexibilidade das articulações.
A prática da hidroginástica não traz risco, mas para praticá-la é necessário passar por uma avaliação médica. Um dos principais benefícios tem a ver com o impacto do corpo, que é diminuído em 90%.
Os exercícios aquáticos existem há muito tempo e mesmo que não exista conhecimento em natação ou ao menos saiba algo sobre nadar pode-se pratica-lo, pois a água só alcança até aos ombros e não é necessário afundar a cabeça na água. A altura ideal da água para a prática dos exercícios é entre 1,20 m e 1,25 m.
Além dos exercícios praticados na hidroginástica, ela também ajuda no processo de cura, em casos de recuperação em algumas cirurgias, ou doenças dos ossos como a osteoporose e é também indicada para pessoas com problemas de coluna. Ela também atua no fator psíquico por conta da sensação agradável.
Uma das curiosidades da hidroginástica é que ela é praticada em piscinas aquecidas, o que tornam os músculos mais elásticos, e com isso evita danos na musculatura e nos ossos. A hidroginástica hoje traz os mesmo benefícios que um exercício aeróbico tradicional, uma corrida ou até mesmo uma aula de natação. Porém apesar da hidroginástica trazer tantos benefícios e ser uma atividade de pouco risco devido ao baixo impacto que se tem na água, sempre se pede avaliações médicas antes de qualquer atividade física.